terça-feira, 4 de outubro de 2016

A SOMBRA DE UMA DÚVIDA (Alfred Hitchcock/1943)

Sinopse: O Tio Charlie vai visitar seus parentes na cidadezinha de Santa Rosa. Mas sua sobrinha, também chamada de Charlie, começa a suspeitar de que ele é o famoso Assassino de Viúvas Alegre, um criminoso que está sendo procurado pela polícia e fugiu da Filadélfia para a Califórnia.

A suspeita era um dos temas favoritos de Hitchcock, especialmente quando recaía sobre alguém próximo à protagonista, como o marido. Aqui, a desconfiança gravita em torno do tio charmoso, cheio de segredos. De ação limitada por longos períodos à casa da família de Charlie (Teresa Wright), na modesta Santa Rosa, Califórnia, o filme semeia a ideia de que o perigo não se restringe a maníacos perambulando pelas ruas de metrópoles - o mal pode se esconder sob a fachada de placidez do subúrbio onde papai trabalha no banco, mamãe cuida dos afazeres domésticos e crianças passam o tempo despreocupadas. Nesse sentido, A Sombra de uma Dúvida é uma espécie de ancestral de Halloween. Há quem entenda tratar-se da primeira obra-prima de Hitchcock, mas defender tal ponto de vista implicaria formular um argumento contra Rebecca - A Mulher Inesquecível. Joseph Cotten domina todas as cenas em que se faz presente.

2 comentários:

  1. Grande filme e o favorito de Hitchcock!
    Escrevi sobre ele também:

    https://cinemarodrigo.blogspot.com.br/2013/08/a-sombra-de-uma-duvida-de-alfred.html#more

    Ei, tá sabendo que a Versátil vai lançar um box "A Arte de Hitchcock" ?
    Se liga só!
    http://www.saraiva.com.br/a-arte-de-alfred-hitchcock-edicao-limitada-2-dvds-exclusivo-9382505.html

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa caixa pode vir a calhar. Eu jamais teria interesse em comprar esses filmes mais antigos individualmente, ao longo dos anos. A Versátil nos salva. É uma mão na roda.

      Cumps.

      Excluir