quarta-feira, 30 de setembro de 2015

THE CONSPIRACY (Christopher MacBride/2012)


Este convincente falso documentário - encaixado no gênero suspense - relata os esforços de uma dupla decidida a investigar um teorista da conspiração convicto. O que de início parece uma tarefa simples vai adquirindo feições cada vez mais sinistras e pessoais.

Não se trata do enésimo exemplar de found footage cuja premissa realista degringola para o horror explícito. A visão polivalente de Christopher MacBride mira além de sustos corriqueiros e sanguinolência, tocando em pontos diversos como a distinção entre meros entusiastas e esquizofrênicos paranoicos, a manipulação da mídia por grupos política e financeiramente poderosos, a fascinação que sociedades secretas exercem no imaginário de certos indivíduos, a relação entre o desencanto para com a estrutura da sociedade moderna e a necessidade de enxergar pistas de que ela seja ilusória.

O desfecho poderá semear dúvidas sobre a natureza dos eventos experienciados pelos protagonistas, mas quem prestar atenção em tudo que passara antes entenderá que o ocorrido é sutilmente claro - uma contradição em termos, sim, mas que atesta a proficiência do conceito e da realização deste indie canadense merecedor de uma redescoberta. [Info

Um comentário:

  1. Faz poucos dias que li pela primeira vez sobre este falso doc e estou curioso para conferir.

    Abraço

    ResponderExcluir