quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Ridley Scott e PROMETHEUS 2, 3, 4...


Ridley Scott tem dado com a língua nos dentes a respeito do futuro da saga Prometheus em entrevistas de divulgação de Perdido em Marte

Apesar das falas do diretor ecoarem nos sites de notícias, elas nada de novo oferecem em termos de conteúdo. Desde 2012 é sabido que a Fox diminuiu a especificidade de prequel da série Alien do projeto que acabou se tornando Prometheus, objetivando torná-lo uma nova franquia, embora situada naquele mesmo universo. Quando Scott insinua outros capítulos além do 2, está apenas reiterando o que havia sido planejado há anos.

A noção de que os xenomorph tiveram sua origem como arma biológica nas mãos dos space jockeys (Engenheiros), sugerida em Prometheus sob a forma da "gosma negra" mutagênica e teorizada por fãs desde antes, foi confirmada por Scott na semana passada. A grande questão a ser explorada na continuação, agendada para 2017 (dia 30 de maio, segundo o IMDb), é o porquê da confecção dessa biotecnologia tão letal.

Interessante saber que a inspiração para o mote de Prometheus 2 veio da cena de 2001: Uma Odisseia no Espaço em que o proto-homem descobre a ferramenta - um osso usado como arma. No caso, o momento-eureca concerne os Engenheiros e a mencionada substância, que conteria o DNA do xenomorph.

Torço para que essa nova empreitada não esvazie Prometheus da sua maior qualidade (que angariou poucos, mas dedicados fãs, dentre os quais me incluo), qual seja, o ar de mistério cósmico advindo da ênfase na compreensão da história por meio de inferências baseadas em imagens evocativas, em vez de intermináveis exposições dialogadas que tolhem o espaço reservado à imaginação do público.

2 comentários:

  1. Eu gostei do filme, mas não sou grande fã como você.

    Realmente a história tem potencial para uma franquia, as questões seriam a qualidade do roteiro e até mesmo diretor, já que mesmo na ativa, Ridley Scott já está com quase 80 anos.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio que Scott irá ficar dirigindo esses filmes pelo resto da carreira. Aposto que ele passará o bastão de Prometheus 2.

      Excluir