quarta-feira, 15 de abril de 2015

ENTRE QUATRO PAREDES (Todd Field/2001)


"A vingança nunca é plena, mata a alma e a envenena"? Estará a paz ao alcance de quem perdeu um filho covardemente assassinado? Caso a resposta seja afirmativa, ela será alcançada por meio do luto ou da desforra? Como reagir à luz da impunidade do criminoso? 

Este drama encorpado por doses consideráveis de thriller navega por águas tormentosas de dor, raiva e incerteza. Field maneja a narrativa com sobriedade, evitando cair na mesmice açucarada almejando choradeira e a espetacularização da tragédia familiar retratada. Cabe ao público reconhecer a gravidade da situação sem a escada emocional do compositor ou ter as intenções dos personagens telegrafadas por atores escandalosos. Tom Wilkinson, Sissy Spacek e Marisa Tomei modulam suas performances naturalistas com semelhante contenção.

Daqueles filmes modestos, despreocupados em adotar um tom artificial certificador da própria importância temática; dá para esquecer o fato de estar assistindo a uma encenação para fins de entretenimento. [Info] ★★★

2 comentários:

  1. Todd Field era um coadjuvante quase desconhecido que chamou atenção como diretor com este filme.

    Ainda não assisti este, mas gostei do posterior "Pecados Íntimos".

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho 'Pecados Íntimos' bem melhor e mais subestimado do que este!

      Excluir