sexta-feira, 20 de março de 2015

RELATOS SELVAGENS (Damián Szifrón/2014)


Eis uma comédia negra tão vertiginosa quanto uma fita de ação, imprevisível como um thriller tenso. Não há overdose de efeitos especiais, nem monstros em computação gráfica - o público perderá o fôlego pela astúcia do roteiro em capturar o comportamento humano quando estourados os limites da paciência e do bom senso. Desde o início absurdista ao final apoteótico, o tom predominante é malicioso, endiabrado. 

Estruturado em segmentos relativamente curtos, cada um narrando uma história diferente, Relatos Selvagens se inspira nas reações de indivíduos sob a influência do stress, do rancor, da raiva, da ganância, da corrupção, da estupidez etc. Satiriza o estouro da panela de pressão psicológica devido ao insuportável acúmulo paulatino de pequenos abusos cotidianos, partam eles do "sistema" ou de outros cidadãos. Incidentes, escândalos, brigas tolas, gafes, enganos, crimes, atos isolados de revolta que poderiam ter saído das páginas de qualquer jornal. 

Divertidíssimo, por vezes espantoso, aponta um espelho nada lisonjeiro à sociedade contemporânea, em que, apesar do avanço civilizatório, os instintos mais básicos do ser humano parecem estar sempre à flor da pele. [Info] ★★★★★

4 comentários:

  1. Estou a algum tempo querendo assistir a esse filme. Só vejo comentários positivos a seu respeito.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. ainda não o vi, mas todos me falam bem dele.

    ResponderExcluir
  3. Estou muito curioso, mas ainda não consegui assistir.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Uma maravilha argentina, dirigida com maestria e felizmente não sofre do clássico problema de filmes contado em forma de contos, todos eles são por iguais, excepcionais.

    Movies Eldridge
    http://movieseldridge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir