sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

O ABUTRE (Dan Gilroy/2014)


Incisivo thriller noturno sobre um sociopata determinado a ganhar dinheiro e prestígio explorando imagens chocantes de criminalidade urbana nas ruas de Los Angeles - material desejado pelas estações transmissoras locais, consumido avidamente em casa pelo público vidrado em sensacionalismo. 

Quaisquer menções a moralidade ganham em resposta um rolar de olhos do protagonista e da diretora do noticiário para o qual ele vende as gravações encharcadas de sangue. Em nenhum momento os sentimentos das vítimas ou dos familiares entra na equação. Integridade jornalística, empatia, altruísmo tornam-se artigos dispensáveis na ferrenha busca por audiência, ascensão profissional e realização pessoal. 

A determinação aética do freelancer Lou Bloom (Jake Gyllenhaal) tem respaldo no pragmatismo glacial da compradora Nina Romina (Rene Russo, lembrando a Faye Dunaway de Rede de Intrigas), questionada somente pelo ingênuo assistente Rick (Riz Ahmed).

Herdeiro de Michael Mann em estética e ambientação, fotografado pelo mesmo Robert Elswit de Conduta de Risco e Magnólia, este filme pouco destoaria caso tivesse estreado em plena década de 70, que legou obras seminais voltadas ao aspecto midiático, social e psicológico da sociedade americana. [Info] ★★★★

Um comentário:

  1. Queria ter assistido antes, pois é muito bom esse filme. Excelente atuação de Jake Gyllenhaal, sendo que a história jamais seria a mesma sem sua contribuição.

    abraço

    ResponderExcluir